top of page

Guia rápido pra sair do Xwitter e ir pro Mastodon

O problema das redes sociais é que você demora horrores pra fazer conexões, amizades então ninguém sai mesmo que a experiência geral esteja piorando devido ao mau gerenciamento. Então o lance é ir aos poucos e ir fazendo a transição. E o primeiro movimento é criar a conta.


Só que o Mastodon é mais burocrático justamente pra criar a conta.


Isso acontece porque tá cheio de troll e bots predatórios nas internets. Então a entrada precisa ser moderada. E como as instâncias não costumam ser empresas, (embora possam ser) e sim pessoas ou pequenos grupos que mantém servidores independentes, quem modera a entrada são essas pesssoas o que pode demorar um pouquinho, às vezes.


Talvez a grande diferença do Mastodon/Fediverso pras outras redes é que lá o espaço é realmente uma comunidade, então pra entrar você precisa atender a alguns pré-requisitos. Em geral esses requisitos são: não ser nazista, racista, homofóbico, transfóbico e aí você já tem uma barreira consistente, um território menos tóxico do que as redesatuais onde tudo isso é tolerado, quando não é estimulado.


Qualquer pessoa que saiba programar ou esteja disposta a aprender consegue instalar e rodar uma instância e tal. Além disso, quanto mais pessoas houver dentro de uma instância mais posts são publicados, mais conexão é gasta e mais cara fica a manutenção. Por isso no Mastodon ninguém precisa se acumular em grandes instâncias com milhares de pessoas.


Qualquer instância menor também funciona pra se conectar à rede federada, o Fediverso. No universo das redes de empresas e bilionários especuladores tudo é de graça e as contas estão pagas. Fora desse ecossistema, os servidores, a conta de energia, tráfego de dados, limite de banda, tudo isso ainda gasta dinheiro e o dinheiro precisa vir de algum lugar.


No Mastodon não é obrigatório pagar nada em nenhuma instância que eu conheça. Devem existir instâncias que cobram pela manutenção uma vez que cada instância pode criar suas próprias regras de conduta. Eu participo (tenho @ e posto) em duas instâncias. E contribuo voluntariamente pra uma delas, a que eu posto mais. Dou 10 dólares por mês, pelo banco roxinho. Faço iso porque tô podendo, fiquei anos lá sem pagar nada. Se você puder e quiser, qualquer quantia ajuda. Além do mais se a instância é gringa a conta vem em dólar. Como nosso dinheiro vale menos não sinta culpa, ninguém vai te cobrar nada. No máximo se a coisa apertar a administração da instância vai fazer um chamado público à doação, de vez em quando. Aliás eu lembro de ter lido em algum post talvez um adm divulgando os custos mensais e conta tava fechando.


Qual instância é a melhor? Todas em princípio tem acesso à timeline federada, lá você tem acesso a tudo o que é publicado no Fediverso em tempo real. O Fediverso engloba outras redes parecidas com o Mastodon como Pixelfed https://pixelfed.org/ o que significa que você pode criar uma conta nela ao invés de entrar no Mastodon e depois encontrar e seguir qualquer outra @ de qualquer outra instância do Fediverso, por exemplo o Mastodon. O pixelfed foi pensada como uma rede de posts com imagens mas em qualquer instância você pode postar imagens e vídeos além de textos.


Eu escrevo e publico e retuito como @danielseda na Mastodon.art com RTs que eu acho interessantes e posts semi pessoais ou de arte minha ou opiniões aleatórias, uma curadoria semelhante ao que eu faço no birdsite como dizem por lá. O Mastodon e o Fediverso já tem de tudo, agências de notícias, aliás qualquer universidade ou instituição pode ter uma instância e todas se conversam imagina que interessante seria isso. Lá também tem muito muito artista bom, análises politicas, culturais, jornalismo científico e de cultura, o G1 tá lá (ou alguém clonou os posts do birdsite) e vários jornais gringos. Lá tem muita gente trans, LGBTQIA+ em geral, muito ativista, gente de programação, gamers, etc.

A Mastodon.social iniciou a rede mastodon que é apenas um tipo de organização das mesmas funções das outras redes no Fediverso como o Pixelfed. Eu tenho um perfil na Mastodon.social com a @ de sempre.


Aqui tem um convite pra ela https://mastodon.social/invite/ogfGJn8 (se não funcionar me avisa)


Também tem a rede https://ursal.zone/explore que é praticamente só brasileiros de esquerda com muita política brasileira, etc.


Tem MUITAS outras instâncias.


As instâncias costumam ter também três timelines por padrão, uma de quem você segue e você pode seguir @ de qualquer outra instância ou outras partes da rede federada. A outra timeline é local, só de posts da própria instância. A última que aparece por padrão é a global ou federada teoricamente com acesso posts de todas as instâncias. Dá pra criar mais uma timeline formada por hashtags, podem ser várias, que você escolher como #art #cats ou #mushrooms ou #pokemon, sei lá. Aí você vai ter mais uma timeline, formada de gente você não segue mas que publicou algo usando a hashtag.


Os apps e sites todos tem uma caixinha de busca então dá pra procurar por uma @ sem saber a instância exata e daí seguir.


As instância sérias e que valem a pena seguir têm moderação de verdade e por isso há quase sempre um lista de outras instâncias que foram banidas, suspensas ou com ação limitada. Instâncias de cripto, NFT ou de promoção de idéias nazi ou coisas do tipo costumam estar bloqueadas, pelo menos nas duas que eu tenho perfil, estão. Qualquer um pode hospedar uma instância né, então já viu. P0rn, ou lewd como dizem lá, é permitido na maioria das instâncias desde que sinalizada com CW, content warning, o que esconde a imagem por padrão (o quadro aparece borrado, precisa clicar em cima pra liberar) mas você pode configurar para aparecer a imagem por padrão também de qualquer post com CW. O CW também pode ser usado para evitar spoiler, ele esconde o resto do post atrás do aviso, tem que clicar pra abrir e ler.

Que mais? Ah, qual app usar pra acessar o Mastodon ou o Fediverso? Eu recomendo o Tusky, pro Android. NUnca usei o app oficial do Mastodon mas todo mundo diz que o Tusky é melhor.


No iOS eu não recomendo nada porque eu não uso.


De onde veio o Mastodon e o Fediverso?


Ambos são implementações do protocolo ActivityPub, criado pelo consórcio W3C, o mesmo que estabelece os padrões pros browsers por exemplo.O ActivityPub é um sistema de auto publicação com saídas e entradas pra trocar mensagens com outros sistemas que seguirem as mesmas regras. O que significa que qualquer programador pode criar uma instância. É algo essencialmente anarquista: auto-organizado e colaborativo por essência.

É isso. Se ainda tiver com dúvida me escreve no twitter @interaubis que eu respondo se souber. Nunca viralizei então isso aqui deve chegar só pros @ conhecidos e as interações eventuais aqui devem manter uma escala humana. Não sou programador e não tenho nenhuma instância minha mas uma vez lá ou por aí afora na internet você pode perguntar questões tecnicas pra uma multidão de @s.


E se resolver abrir uma @ em algum lugar me segue, me avisa 😉

Eu fico no twitter enquanto eu conseguir ver os posts de quem eu sigo de maneira cronológica. Se banirem a timeline cronológica eu vou ficar triste mas vou ir saindo de fininho, ficando cada vez mais no mastodon.art principalmente. Já fiz isso com o Facebook, minha conta continua lá e eu entro de vez em quando só pra divulgar algumas coisas principalmente minhas aulas.

Comments


bottom of page