Daniel Seda
DOCUMENTAÇÃO PARA A MONTAGEM DA RECICLETA
INTRODUÇÃO
Este projeto é uma releitura da Recreator3D de Joshua R. Taylor
http://www.recreator3d.com/
Esta versão da máquina partiu de componentes novos ao invés de desmontar outra impressora.
A ReciclETA usa os seguintes componentes:
1 Arduíno Mega 2560
1 Ramps 1.4v
1 Motor Nema (no mínimo o Nema 17)
1 driver de motor de passo (p. ex. A4988 ou drv8825)
1 Display LCD com cartão SD de 4GB
1 ventoinha
1 hot-end, composto do bloco aquecedor, bico, aquecedor e termistor (p. ex E3D V6 LITE HOTEND para filamento de diâmetro 1.75mm)
1 fonte de pelo menos 12V 20A
O firmware Marlin 2 a ser carregado no Arduino precisa ser configurado para os componentes específicos (o modelo do motor de passo, a marca e modelo do LCD, do hotend, etc) usados para cada máquina.
Uma versão deste firmware pode ser baixada aqui.
Esta versão da ReciclETA com os arquivos stl para impressão (junto com o arquivo Blender) está publicada aqui:
https://www.printables.com/model/945549-recicleta
A ReciclETA não integra, ainda, a fatiadora de garrafas PET incluÃda no projeto original da Recreator 3D A ReciclETA foi criada para um Ateliê Aberto com participação do público leigo e para fins educacionais separamos o fatiamento das garrafas da estrutura da máquina. Assim cada dia do ateliê pôde envolver mais pessoas na produção do processo de reciclagem. | O processo de transformação de uma garrafa PET em filamento para impressão consiste em alguma etapas. Aqui um pequeno resumo: 1. Escolha e preparação da garrafa. Quanto mais lisa for a garrafa melhor ficará o filamento. A garrafa não pode ser muito molenga, precisa ser minimamente rÃgida. Não pode ter rugosidades. O ideal é que seja lisa. Mas caso tenha aquela estrutura de "reco-reco" é preciso torná-la lisa. | Essa preparação se faz aquecendo a garrafa com um pouco de água dentro para que o vapor formado no interior faça uma pressão enquanto do lado de fora segue-se aquecendo com um soprador térmico ou em uma panela quente. É preciso muito cuidado, paciência e bom senso para fazer isso. Use óculos de proteção. Use luvas térmicas se for preciso. Lembre-se que se for MUITO aquecida a garrafa pode romper e virar uma bomba. |
---|---|---|
- Use um soprador térmico funcionando a aproximadamente 250 graus. Segure a garrafa deitada na frente do soprador e vá girando, trecho a trecho e com paciência para aquecer a água e a garrafa. A água aquecida vai expandir a garrafa. Vá com cuidado e paciência e você logo vai perceber cada trecho da garrafa sendo alisado. | Aquecida, a garrafa vai contrair se tornando mais rÃgida. Aguarde o resfriamento antes de abrir. |
2. A garrafa precisa ser fatiada, ou seja, transformada em tiras de 5mm até aproximadamente 6,2mm de largura. A largura da fita é relativa à densidade/rigidez da garrafa.
O processo vai aquecer a fita e fazê-la curvar-se sobre si mesma ao passar pelo bico aquecido de 1,7, criando um tubinho com um pequeno furo no interior.
O filamento final precisa ter aproximadamente 1,72 a 1,75 mm. Ou seja, a verdadeira conta é "qual largura de fita nesta garrafa vai criar um tubo de 1,7mm?"
Se a garrafa for muito grossa, a fita pode ser mais fina. A largura da fita é sempre relativa à densidade/rigidez da garrafa a ser usada.
Os valores aqui apresentados foram experimentais, ou seja, feitos ad hoc, caso a caso. Em resumo: esse valor de 6,2mm para criar um filamento de 1,72 é a média dos melhores filamentos gerados no ateliê.
Para fatiar a garrafa você vai precisar antes cortar o fundo da garrafa. Faça um corte mantendo a parte inferior reta.
É possível fatiar a garrafa com uma tesoura mas é muito difícil manter a largura da tira. O melhor é usar uma fatiadora.
Uma fatiadora de garrafas pode ser feita usando dois parafusos grossos (como M8 ou M10) fixados em uma base de madeira com porcas e arruelas. Para cortar instale uma lâmina de estilete que precisará ser regularmente trocada.
Outros modelos mais eficientes usam rolamentos afiados e são mais eficientes e duradouros.
O projeto derivado do fatiador da Recreator e o projeto abaixo de um fatiador de altura ajustável
https://www.thingiverse.com/thing:6227304
Estão ambos incluídos no arquivo do Blender da ReciclETA.
O fatiador original da Recreator usa duas moedas dos EUA como base para impedir que as garrafas vão "comendo" o plástico, a versão presente no arquivo Blender da ReciclETA foi criada por Chico Simões durante o Ateliê Aberto
https://www.printables.com/model/945549-recicleta
Aqui alguns exemplos de fatiadoras feitos com e sem impressão 3D e com estilete, serrinha e com rolamentos afiados:
Com lâmina de estilete ou com serrinha de serra manual:
tutorial
https://youtu.be/rscbWw-V7fI
outros exemplos:
https://www.youtube.com/shorts/t5Z0pp7zjjQ
https://www.youtube.com/watch?v=QyOKVBeIQ5w&ab_channel=Plasticbottlecutter
Com rolamentos:
tutoriais
https://youtu.be/EOTi63GT1ok
https://youtu.be/rAl7G_LIbt8
​