top of page

RECICLAGENS

Este projeto desenvolveu três versões diferentes de uma máquina originalmente publicada em código aberto pelo desenvolvedor Joshua R. Taylor nos sites
http://jrt3d.com/
http://recreator3d.com/

Dentro das minhas atribuições profissionais como Educador de Tecnologias e Artes do SESC convidei o pesquisador Chico Simões
http://chicosimoes.com.br/P%C3%A1gina_principal

e juntos conduzimos o Ateliê Aberto de Tecnologias de Reciclagem de Plástico no Espaço de Tecnologias e Artes do SESC Avenida Paulista

em 8 encontros abertos ao público durante as quartas-feiras dos meses de outubro a dezembro de 2023.

Este processo, desde o seu convite até sua conclusão, gerou três máquinas diferentes.

Cada máquina foi uma adaptação do projeto original de Joshua, publicado nos sites já citados.

O Ateliê Aberto de Tecnologias de Reciclagem de Plástico foi uma atividade integrante da programação de Tecnologias e Artes do SESC Avenida Paulista e os encontros eram todos aberto à participação do público.

Gambioca - Chico Simões

Gambioca A primeira máquina, a Gambioca, foi construída pelo Chico Simões a partir de uma adaptação da máquina original. O projeto original de Joshua foi feito a partir da desconstrução de uma impressora Ender 3. A Gambioca, máquina construída pelo Chico, adaptou este projeto para as peças de uma impressora 3D do tipo Graber.

Na foto, Davi Carlo, educador do SEC Catanduva em visita ao ateliê e Chico Simões trabalhando na GambiETA em foto de Alice Jardim, também participante dos encontros.

Gambieta, tendo ao fundo parte do firmware Marlin no telão. Durante os 8 encontros do Ateliê Aberto foram desenvolvidas e montadas outras duas máquinas. Ambas são variações do projeto de Joshua.

Chico Simões e Daniel Seda tendo à frente a GambiETA em foto de Alice Jardim. GambiETA A primeira máquina foi uma variação da Gambioca adaptando as barras da Graber usadas na estrutura para cabos roliços de madeira. As duas barras laterais têm a função de manter a estrutura firme enquanto uma ponta da máquina tensiona o conjunto a partir do motor de passo. A máquina foi posteriormente fixada em uma base de skate, sobra de oficinas anteriores do SESC, apenas para fins lúdicos.

Daniel Seda, Amanda Campolina, Marcelo Hsu, Gizele Thomaz de Aquino e Chico Simões tendo ao centro a ReciclETA

Foto do início da ReciclETA em primeiro plano e ao fundo a GambiETA quase pronta ReciclETA Este projeto foi redesenhado por mim a partir dos ModOriTuk. A partir da duplicação do tamanho original dos Tuks recriei a estrutura da máquina recicladora com foco na modularidade. A possibilidade da máquina poder ser quase totalmente impressa também foi objetivo desta versão.

Fotografia da ReciclETA, a última máquina que foi desenvolvida no Ateliê Aberto. Devido a ausência das barras horizontais, na ReciclETA a base do skate (ou alguma outra base de madeira) é estruturalmente necessária.

Fotografia das duas máquinas ReciclETA e GambiETA lado a lado com a primeira em primeiro plano. Os módulos fixos à base de madeira podem resistir à tensão exercida pelo motor de passo. Nesta primeira versão cada extremidade foi ficada de uma forma diferente: de um lado parafuso do outro fita hellermann. ESTE ATELIÊ DEVE VOLTAR A ACONTECER EM MARÇO DE 2024, SEMPRE ÀS QUARTAS-FEIRAS, DAS 19H30 ÀS 21H30 NO SESC AVENIDA PAULISTA

JOGO DE PEÇAS DE MONTAR

PARA IMPRESSÃO 3D

MODORITUK

ARTIGOS

BLOGS

LIVROS

TEXTOS

TUTORIAIS

 

SCARAS

LOW-POLY

PRONTAS PARA IMPRESSÃO

EM A4

MÁSCARAS LOW-POLY

GRÁTIS PARA USO EDUCATIVO OU PESSOAL

RECI
CLA
GENS

bottom of page