Daniel Seda
alguns projetos feitos para editais e nunca realizados
these projects were created for festivals, etc but never actually happened
REJEITADOS
2023
A imagem é um dos muitos estudos da Coluna Infinita de Lixo, um projeto em desenvolvimento em busca de ume spaço para exposição. No ateliê uma coluna incompleta feita de garrafas plásticas brancas empilhadas e ao lado dela um gato se lambe sobre o chão de taco
Coluna Infinita de Lixo
Esta instalação foi proposta para a
Mostra 3M de Arte no ano de 2023 e não foi selecionada para o evento pela equipe de curadoria.
Seria uma duplicata feita de garrafas plásticas de uma das colunas de concreto da Estação Santos-Imigrantes de Metrô, local inicialmente escolhido pela Mostra para a exposição. Uma duplicata feita de garrafas plásticas empilhadas num canto da entrada da Estação, uma Coluna Infinita de Lixo, do chão ao teto, dando a entender a dimensão da produção em um recorte do lixo produzido pelas indúsitras e consumido por todos nós.
Descrição poética da obra
A obra proposta é um grito diante do vazio, mais uma tentativa vã de chamar a atenção para uma questão que apesar de urgente se tornou cotidiana e sumiu em meio à paisagem de problemas graves que compõe o panorama da sociedade, neste início de século.
A Coluna Infinita de Lixo a ser instalada na Estação Santos Imigrantes é uma exposição da quantidade gigantesca de plástico produzida pela indústria e que será descartada, sem reciclagem na natureza.
É uma visualização macroscópica do microplástico que cada vez mais se dispersa pelos mares e ares e dentro dos seres, com consequências imprevisíveis.
É mais uma tentativa de conscientizar o consumidor, mero entreposto de lixo, consumidor também do lixo, e com um poder de ação praticamente nulo. Este pobre diabo com mínimo poder de agência poderia pressionar o poder legislativo e assim influenciar na aplicação de políticas públicas porém, consumido pela pressa, mal lembra em quem votou.
A Coluna Infinita de Lixo é mais uma mão desesperada apontando para um meteoro que, indiferente, não interromperá a sua queda.
Descrição material da obra
A Coluna Infinita de Lixo consiste em um clone das colunas de concreto presentes na entrada da Estação Santos Imigrantes do metrô, porém realizado fazendo uso de diversos tipos de garrafas plásticas descartadas.
As garrafas, limpas e de diversas cores e formas, serão adquiridas junto às cooperativas de reciclagem e, após a desmontagem, doadas novamente para o mesmo fim.
Instalada em um canto, alinhada às colunas já existentes no local, a Coluna Infinita de Lixo poderá facilmente passar desapercebida pelas multidões que circulam no metrô, apesar de suas dimensões, caso não haja um olhar atencioso. E quem tem tempo para olhar com calma em meio à pressa?