top of page

Reforma Política, algumas idéias

Escrevo agora para fazer circular uma idéia de REFORMA POLITICA, esta condição básica de retomada da cidadania pelo brasileiro.

Fiz um breve esboço que pode ser resumido no seguinte:

Baseado na sociedade conectada e em rede, os representantes do povo devem ser contratados pelo povo para tocar projetos previamente desenhados por nós!

Eu uso a palavra ‘contratados’ não sem ironia, afinal não é isso o que o capitalismo prega? Vamos hackear esse conceito e usar a nosso favor!

Reforma Política, algumas idéias

Os cidadãos se reúnem em grupos de trabalhos abertos em ambiente digital e/ou presencial e montam o projeto de governo em cada área. Estes cidadãos incluem além do cidadão comum interessado os especialistas em cada uma das áreas e os grupos mobilizados que tenham conhecimento de causa em cada área de ação dos problemas a serem enfrentados.

O voto final realizado nestes grupos após o longo processo de redação da proposta é sempre individual, secreto e do cidadão, não de grupos.

O projeto é não apenas conceitual sobre quais os rumos que a cidade/estado/país deve tomar mas também pragmático e com ações específicas.

A eleição serve pra contratar os políticos que irão executar este projeto.

Legislativo: vereadores, deputados e senadores:

O mandato é de 4 anos com um voto de renovação ou de rejeição decisivo ao meio do mandato. Caso perca a cadeira após os dois primeiros anos há nova eleição para aquela vaga.

Direito a uma reeleição, depois tem um período de trégua de 2 anos até poder se candidatar de novo. A idéia é que o político volte a ser povo, e não perca o contato com as ruas como acontece hoje.

Executivo:

4 anos com uma única reeleição e voto de renovação na metade do mandato.

Judiciário

Sei lá, mas tem que haver algum contato, alguma confirmação, alguma influência popular no único poder totalmente desconectado da vontade popular. No mínimo uma transparência radical das contas de todos os juízes já ajudava bastante.

(sei lá, só pensando alto por enquanto)

E gostaria de ouvir as opiniões de todos a respeito. Vamos fazer circular idéias novas, senão vai rolar apenas a MESMA VELHA POLITICA DE CONCHAVOS de sempre, vamos virar esse jogo!

ELES TRABALHAM PRA GENTE, e não o contrário!

Políticos tem que ter MEDO da gente. O tempo todo! Medo de perder o emprego, que nem a massa tem. Medo de rejeição. Medo da execração pública!

Quanto aos partidos, eles podem continuar iguais. São os projetos que irão modelar e dar a cara aos partidos. Quem sabe assim eles viram partidos de verdade, enfim.

Comments


bottom of page